Os bebês quando estão com gases ficam com a barriga inchada, durinha, incomodados e precisamos ajudar ele a soltar esses gases. Mas primeiramente, é importante se perguntar: por que ele está com gases? Observe como foi a rotina nos dias em que ele estava com mais gases, assim como nos dias em que esteve com menos gases. O que teve de diferente? Os bebês também podem ter intolerância e até mesmo alergia a alguns alimentos e medicamentos ingeridos pela mãe. É importante ressaltar que a mãe não deve deixar de ingerir alimentos saudáveis por conta própria, deve sempre alinhar com o pediatra, pois corre o risco de desnutrição e carência de vitaminas sair tirando alimentos, tanto para ela como para o bebê.
Descartando alergias e intolerâncias observe se:
Como está a rotina da mãe do bebê? Está com o seu sistema digestivo funcionando? Está passando bem? Muitas vezes quando a mãe não está bem, o próprio corpo dela produz os “medicamentos” naturais, inflamatórios, e pode estar passando para o leite. É muito importante uma rede de apoio para os cuidadores dos bebês manterem-se também bem e saudáveis.
Ao amamentar, seu bebê está fazendo barulhinhos, abrindo pouco a boca, ou passando o dia todo pendurado no peito? É importante verificar como está a amamentação, pois ao mamar engolindo ar, o bebê terá mais gases!
Seu bebê está inativo? Muito tempo no colo e contensores, como cadeirinha de atividade, sling, bebê conforto? Deixe ele mais livre no tapetinho!
Pode ser feito em casa massagens em torno do umbigo no sentido horário, mobilização das perninhas fazendo a famosa bicicletinha e a posição de higiene natural nos momentos em que o bebê demonstrar que está tentando eliminar os gases!
Quando mesmo com tudo isso sendo observado e aplicado, o bebê ainda apresenta os gases, e desconforto, vale a pena marcar uma consulta de osteopatia!
Vou avaliar como está o assoalho pélvico, as articulações sacroilíacas, a coluna do bebê, por onde sai a inervação dos orgãos, do intestino e da musculatura de todo o assoalho, as fáscias intestinais, além de tirar dúvidas e acompanhar mais de perto o cuidados dos pais!
Ficou alguma dúvida?
Se você precisa de osteopatia para o seu bebê aqui em Brasília, entre em contato que eu vou te ajudar!







