Esse é um tema bem importante e que precisa ser difundido devido às diversas informações que os pais recebem dos profissionais, da internet e também de opiniões dos familiares, deixando todos confusos!
É importantíssimo observar duas coisas: a prevenção e o tratamento da cabeça achatada, as chamadas assimetrias cranianas. Ambos são muito simples!! Por isso a importância de todas as pessoas que têm contato com os bebês ficarem cientes do assunto.
Como se previne a assimetria craniana? Com a variação de posicionamento da cabeça do bebê, principalmente enquanto ele estiver dormindo. Observe-o ao dormir a noite de barriga pra cima, se ele altera naturalmente o lado de apoio da cabeça: uma hora está para a direita, outra para a esquerda e outra com a cabeça reta apoiando a região posterior da cabeça. Uma dica legal: ao colocar o bebê para dormir, variar o lado da cabeça, colocando a cada noite a cabeça voltada para um lado diferente do berço.
É importante também trabalhar a lateralidade (preferência pela direita ou esquerda) dos pais e cuidadores do bebê, enquanto ele estiver acordado: não carregar ele para arrotar apenas do mesmo lado, nem trocar a fralda sempre na mesma posição. Revezem!
Sempre observem o bebê. Se notar que mesmo com vocês estimulando esse revezamento de posições, ainda tiver um lado que o bebê prefira, alerta! Não é para haver preferência. Se o bebê não aceita o bruços, fique atento também! Ele precisa aceitar as diversas posições.
Podem incentivar a posição que o bebê não aceita, colocando-o nelas, mas com intervalos menores inicialmente, e distraindo o bebê com interações, barulhinhos, luzes, que chamem a atenção deles, e assim, cada vez mais aumentar o tempo de aceite daquela posição.
Qualquer dúvida é só chamar!
Se você precisa de osteopatia para o seu bebê aqui em Brasília, entre em contato que eu vou te ajudar!
- Osteopatia Capital | Atendimento Domicílio
- bb@osteopatiarayanerosa.com.br
- (61) 99640-9552